'David e Jônatas' Uma história de 'amor gay' contada pela Bíblia?!

Posted: sexta-feira, 7 de janeiro de 2011 by Daniel Lélis in Marcadores: , , ,
10

Disponível na Web

Não são poucos os que defendem que existia algo mais entre os personagens bíblicos David e Jônatas. Por que dizem isso?! Vejam os versículos abaixo e tirem suas próprias conclusões:

(1SM 18:1-4) "E SUCEDEU que, acabando ele de falar com Saul, a alma de Jônatas se ligou com a alma de David; e Jônatas o amou, como à sua própria alma. E Saul naquele dia o tomou, e não lhe permitiu que voltasse para casa de seu pai. E Jônatas e David fizeram aliança; porque Jônatas o amava como à sua própria alma. E Jônatas se despojou da capa que trazia sobre si, e a deu a David, como também as suas vestes, até a sua espada, e o seu arco, e o seu cinto."

(1SM 20:3) "Então Davi tornou a jurar, e disse: Teu pai sabe muito bem que achei graça em teus olhos; por isso disse: Não saiba isto Jônatas, para que não se magoe. Mas, na verdade, como vive o SENHOR, e como vive a tua alma, há apenas um passo entre mim e a morte. E disse Jônatas a Davi: O que disser a tua alma, eu te farei."

(1SM 20:41) "E, indo-se o moço, levantou-se Davi do lado do sul, e lançou-se sobre o seu rosto em terra, e inclinou-se três vezes; e beijaram-se um ao outro, e choraram juntos, mas Davi chorou muito mais."

(2SM 1:25-26) "Como caíram os poderosos, no meio da peleja! Jônatas nos teus altos foi morto. Angustiado estou por ti, meu irmão Jônatas; quão amabilíssimo me eras! Mais maravilhoso me era o teu amor do que o amor das mulheres."

Muitos religiosos não se sentem a vontade para falar desse amor. Na verdade, a maioria ignora-o, é indiferente. Fazem isso, claro, por pura conveniência. O certo é que o amor entre David e Jônatas vai muito além daquele que há entre dois amigos. E não sou eu que digo. A própria Bíblia tratou de fazê-lo.
Daniel Lélis

10 comentário(s):

  1. Uhhhhh!!!

    Que "bapho bíblico", hein, Daniel!! rsrsrs

  1. Unknown says:

    Gostaria de saber qual a opinião da Vossa Santidade, o Papa Bento XVI, sobre esta história! O.o

  1. Adoooorei Dan. Toda forma de amar e valida.

  1. como teólogo, posso afirmar que Davi e Jonatas nunca tiveram um relacionamento homossexual. Eles foram mais que amigos. Eles foram irmãos! basta estudar o texto observando o contexto. "Todo texto sem um contexto, gera um pretexto" esse é um princípio de hermeneutica.

    http://marizandicarvalho.blogspot.com/

  1. Interpretando com a linguagem utilizada no séc. 21 e fora do contexto até parece que eles eram amantes, mas não era bem isso naqueles tempos antes de Cristo. Esse amor entre eles não era EROS, era PHILEO.

    Davi tanto não era homossexual que era polígamo e adulterou com a mulher de Urias, inclusive mandando matá-lo (um de seus maiores pecados).

    A palavra usada no hebraico é "AHAVÁ" que é utilizada em diversos textos da Bíblia no sentido de afeição paternal, não com conotação carnal.

    Cada um interpreta do jeito que melhor lhe satisfaz.

  1. Anônimo says:

    David Sousa o protagonista

  1. Anônimo says:

    em nenhum momento fala que eles tem um caso, e se tivessem a biblia iria falar mais claramente né

  1. BRENDA says:

    O texto acima contém fragmentos da bíblia.
    Confesso que quando li no site fiquei impressionada. Os termos usados nos remetem á associação incorretas.
    Lendo na minha bíblia o texto completo fica muito claro que não há nada alémda admiração e gratidão eternas de Jônatas com Davi porque ele teve coragem de derrotar o gigante Golias que ameaçava o povo de seupai, o rei Saul.

    "O texto no contexto, se não vira pretexto."

    Deus deu a cada um olivre arbítrio, mas a lei é clara: Levitico 18, 22 - Não dormirás com um homem como se dorme com mulher: é uma abominação.

    é bom refletir.

  1. Lindos versículos, eu já havia escutado alguém falando sobre este tema, mas se eles foram amantes ou sei lá o quê, importa é que houve amor, seja lá como queiram definir.