'Continuar' (por Daniel Lélis)

Posted: segunda-feira, 22 de março de 2010 by Daniel Lélis in Marcadores: ,
0


Não há no mundo quem nunca passou por uma fase delicada. Vez ou outra nos deparamos com situações complicadas que, dependendo da gravidade, podem nos abalar profundamente. As pessoas reagem das mais diversas formas quando enfrentam adversidades na vida. Contudo, quando o infortúnio faz evaporar a esperança em dias melhores, consumindo todas as forças daquele que o enfrenta, é inevitável que este não se faça os seguintes questionamentos: vou conseguir esquecer, dar a volta por cima e continuar?! Ou devo desistir, deixar de viver e apenas existir?!
Grandes problemas exigem grandes atitudes para superá-los. É preciso bem mais do que apenas dizer que vai dar a volta por cima. É preciso fazer acontecer. Não basta também ficar esperando do céu uma resposta, concentrando esforços e atenção em seres imaginários. Para vencer as dificuldades, é indispensável encará-las de frente. É necessário não somente conhecê-las (a fundo), mas também reconhecê-las. Pois é vendo o problema e o admitindo, que se pode desenhar para ele a melhor solução. Esse é o caminho. Simples na descrição, difícil na prática, mas vitorioso para quem o percorre.
“A vida é um soco no estômago”, já dizia Clarice Lispector. A realidade não a deixa mentir. Raros são os dias em que algo não nos incomoda. Desde a visão turva da menina que pede nas ruas, passando pelas derrotas que nos são impostas em nossas vivências diárias, ou até mesmo a perda de alguém que amamos. Tudo confirma para a ideia consagrada pela autora do clássico “A hora da estrela”. Nesse sentido, faz bem perguntar novamente: mesmo diante de tantos desencantos, vale mesmo a pena seguir adiante?! Vale sim, e vale muito a pena. Por mais que a névoa cinza da ignorância insista esconder de nós o nosso otimismo, e o orgulho e a vaidade nos impeçam de ver além das conveniências. Por mais que a hipocrisia seja propagandeada com louvor e o ódio envenene e destrua o que há de bom nas pessoas. Ainda assim, não faltaram motivos nobres para nos manter de pé e nos equilibrar na corda da vida. Só precisamos aprender a enxergá-los. Para isso, em vez de óculos, usamos o AMOR. É no amor que encontramos forças para não se curvar diante dos obstáculos; é dele que vem a coragem valente que nos faz encarar com dignidade e firmeza as desventuras da vida. É do amor, afinal, que a perseverança brota e dá frutos.

Você também encontra este texto na Jfashion, a revista de sociedade mais badalada de Tocantins.

0 comentário(s):